top of page

A dança do tempo

Incógnita

2021

O que é o tempo?
Se não passado, presente e futuro, dançando em uma bela sintonia

Ícone

"Sei perfeitamente como o tempo é precioso.
Aproveite o agora"

— Stephen Hawking

Relativo, segundo Einstein.

Tempo, tempo, tempo...

O conceito de “tempo” vem sendo debatido e estudado por inúmeros filósofos, pensadores, físicos e teóricos através dos séculos, fato este que ocorre devido a complexidade, amplitude e a importância do objeto em questão, na vida do ser humano. Mesmo intangível, vivemos em função dele. Pós-Revolução Industrial e diante de seus reflexos, além é claro das facetas da contemporaneidade do século XXI, nos encontramos hoje “aprisionados” aos ponteiros do relógio, “escravos” de um sistema capitalista. A sociedade do “ter”, focada em bens materiais, esqueceu-se do seu maior bem, o tempo, tempo para “ser”, no sentido mais literal da palavra.

(PORSANI, p. 21, 2022)

Ele escorre pelos dedos e, segundo a física dos fluidos de Bauman (2007), hoje pode-se afirmar que “vivemos tempos líquidos”. Ele passa por nós rápido demais, não o percebemos. O “x” da equação? Segundo o autor, é a velocidade. Ele afirma que “com a velocidade certa, pode-se consumir toda a eternidade do presente contínuo da vida terrena” (BAUMAN, 2007, p. 15). Em concordância, Honoré (2020) reforça a fala do filósofo, uma vez que para o autor, o “delta t” correspondente nesta equação não significaria fazer tudo “a passos de caracol”, mas sim tudo no tempo certo (HONORÉ, 2020). Com equilíbrio.

Árvore
Árvore
Borboleta
© NASA

© Tháryka

Logo, de acordo com o exposto e com os princípios da filosofia Slow, chegamos à conclusão que, por velocidade certa, propõem-se a vivência e experiência do momento presente. Reiterando o apresentado, Naigeborin (2011, p. 11) afirma que

Na Grécia antiga, duas palavras eram utilizadas para definir o tempo: kronos e kairos. Enquanto o primeiro significava o tempo cronológico, finito, sequencial, e passivo de ser medido, o segundo referia-se a um instante indeterminado, quando se dava algo especial, um tipo de experiência que por seu profundo significado tinha a chance de transcender o próprio tempo.

© Tháryka

Em seu presente final para a humanidade, a obra Breves Respostas para Grandes Questões, Stephen Hawking fala sobre o fascínio que sempre sentiu em relação a estas perguntas ao longo de toda a sua vida, e salienta que acreditava que valeria a pena contar novamente algumas de suas primeiras experiências (HAWKING, 2018)

"Nasci exatamente trezentos anos após a morte de Galileu e gosto de pensar que essa coincidência influenciou os rumos de minha vida [...]" (HAWKING, 2018, p. 29)

Para os apreciadores de obras como a série alemã Dark, "a diferença entre passado, presente e futuro é somente uma persistente ilusão" (EINSTEIN)


"
alles ist verbunden



"Claro, nunca encontramos ninguém do futuro (ou será que encontramos?)"


Stephen Hawking, 
Uma breve história do tempo

Visit Visconde de Mauá — logo oficial do projeto

 2021-2025 | © THÁRYKA | TURISMÓLOGA

© VISIT VISCONDE DE MAUÁ
bottom of page